A Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias tem alcançado formas de ampliar e aprofundar os conhecimentos dos seus profissionais na área da Educação Especial. Desta vez, o foco foi direcionado à formação dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e das Classes Regulares com alunos surdos, além dos assistentes em Educação de Surdos. Ao todo, 70 educadores se inscreveram no curso, que começou terça-feira (27/06) e termina amanhã (29).  A formação conta com a parceria do renomado Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines).

🔰 Sob o tema “Práticas Pedagógicas na Educação Bilíngue para Surdos”, a formação foi ministrada por professores especialistas do INES. Entre eles, a professora Daniela de Carvalho, a orientadora pedagógica dos Anos Iniciais, Camila Barreto, e a responsável pelas formações externas, Márcia Regina Gomes.

➡️ Para Joseane Trugilho, que é professora da Rede Municipal de Duque de Caxias há 23 anos e atua como implementadora do Programa de Educação de Surdos, na Coordenadoria da Educação Especial, essa é uma oportunidade essencial para abrir a mente do profissional em prol de um ensino que realmente faça a diferença.

🗨 É um desafio para o professor ter um aluno surdo num ambiente onde majoritariamente é falado a Língua Portuguesa.  E essa formação é justamente para facilitar esse trabalho. São práticas que favorecem diretamente o surdo e, consequentemente, o ouvinte.

✅ Vale destacar que a Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias possui cerca de 100 alunos surdos, distribuídos em 17 escolas, sendo três delas polos de referência:  Professora Olga Teixeira de Oliveira, Santa Luzia e Professor Walter Russo.