Educação é um ato de amor e esperança. Crianças internadas no Centro de Tratamento Intensivo Pediátrico, no Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, agora terão a chance de poder estudar. Trata-se da criação da Classe Pedagógica Hospitalar para oferecer às crianças e aos adolescentes hospitalizados a garantia do direito educacional e a possibilidade de continuidade da sua aprendizagem. Para oficializar essa iniciativa, na quarta-feira (23), a secretária de Educação, Iracema Costa, e o diretor-geral da unidade, Luca Freire, assinaram um acordo de cooperação entre as secretarias municipais de Educação e de Saúde. Ao todo, há 15 crianças internadas no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do hospital.
 
"É a nossa educação rompendo fronteiras. Têm crianças que estão aqui há uns sete anos, sem previsão de alta. Vamos estabelecer condições para o desenvolvimento de atividades pedagógicas para elas. Parabéns a todos os envolvidos nessa ação intersetorial humanizada", declarou Iracema.
 
“Oferecer a oportunidade de estudar para pacientes internados em longa permanência é um avanço para nós. Além de eles estarem sendo assistidos e acolhidos, agora estarão aprendendo", completou Freire.
 
A classe hospitalar funcionará como qualquer escola da rede municipal: de segunda a sexta, com horários de aula definidos. Toda criança internada no CTI poderá participar das aulas, mesmo que não estude na escola do município. Haverá a atuação de um educador da rede, diretamente ligado ao Departamento de Acessibilidade e Inclusão Educacional da SME.
 
“A professora ficará disponível como numa turma de ensino regular. A diferença é que o atendimento será feito individualmente e no leito”, explicou Renata Vogas, diretora do Departamento de Acessibilidade e Inclusão Educacional.
Vale destacar que o documento assinado firma ainda a parceria para a realização de futuras pesquisas e projetos de extensão.
 
Participaram também da assinatura do acordo de cooperação, as subesecretárias Pedagógica, Arlene Cavalini; de Administração e Gestão de Pessoal, Angelina Moreira; e o de Planejamento, Gustavo Ribeiro, além da diretora de Educação da Fundec, Alcineia Oliveira, a vereadora Fernanda Costa, a professora Monique Vieira, que vai lecionar na Classe Pedagógica, e equipe técnica da Saúde.