Três alunos da Escola Municipal Sargento João Délio dos Santos, localizada numa área de difícil acesso em Xerém, foram finalistas da 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Ava Bertoluci, de 13 anos, Heberson Mateus Reis, 14, e Letícia Ricardo da Costa, 13, concorreram com 150 mil alunos de escolas públicas e privadas no Brasil, distribuídos em 51 mil equipes. Só no Estado do Rio de Janeiro, dos 1.312 inscritos, apenas cinco equipes chegaram à final, sendo de Duque de Caxias a maior nota. A última etapa aconteceu, em agosto, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), responsável por organizar a ONHB. Lá, o trio não ficou nas primeiras colocações, mas ganhou uma bolsa de Iniciação Científica remunerada pelo destaque.
“É muita emoção chegar à final de um concurso de uma das maiores universidades do Brasil. Não foi fácil chegar até aqui”, disse Ava.
“Eu já gostava de História, agora, virei fã. Dedicamos horas de estudo, até mesmo aos sábados, mas foi muito bom”, contou Heberson.
“Já somos vencedores por chegar até aqui. Isso prova o quanto somos capazes”, comemorou Letícia.
A professora Carolina, por sua vez, não conteve as lágrimas ao falar sobre o desafio que trouxe um novo olhar para a escola.
“São alunos de uma escola do campo, que representa força, luta e resistência. Eles se superaram ao realizar um trabalho em equipe, criaram estratégias de autonomia, aprenderam a lidar com desafios, levantaram a autoestima e desenvolveram a leitura com textos mais complexos de produções acadêmicas e atividades de pesquisas, como se fossem historiadores”, contou professora de História, Carolina Ramalho.
Para a diretora Cristina de Souza, que teve a iniciativa de inscrever a escola na ONHB, o objetivo é alçar novos voos.
“É uma escola dedicada, envolvida, que busca evoluir. Era necessário enfrentarmos esse desafio para levantar a autoestima deles e dos professores”.
“É um aprendizado que eles vão levar para a vida acadêmica e pessoal. Isso prova o quanto o nosso ensino é inovador e rompe barreiras”, destacou a coordenadora de Ensino Fundamental – Anos Finais da SME, Vilma Soares.