Estratégias para implementação de coleta seletiva, geração de renda, valorização profissional e preservação do meio ambiente foram os assuntos que nortearam mais uma reunião de um grupo de trabalho organizado pela defensora pública, Patrícia Magno, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e demais instituições ambientais municipais e estaduais. O encontro aconteceu na terça-feira (05/11), no auditório da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias. Na ocasião, a subsecretária Pedagógica da SME, Arlene Cavalini, e a diretora do Departamento de Programas e Projetos Educacionais (DPPE), Ariana Rabelo, que fazem parte do grupo de trabalho, convidaram representantes da Escola Municipal Professora Mariana Nunes Passos para apresentar um projeto bem-sucedido que a unidade tem desenvolvido com os alunos e demais membros da comunidade escolar.
O projeto mostra atividades com a implementação de um sistema de coleta sustentável, a criação de um minhocário (que é um sistema de reciclagem do lixo orgânico caseiro, com minhocas transformando restos de alimento em adubo), horta e atividades pedagógicas, entre outras ações sustentáveis.
 
A reunião teve vários desdobramentos para implementar estratégias sustentáveis no município em conformidade com as Leis nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a de nº 9.795/99, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental e a de nº 14.926/24, que inclui na Política Nacional de Educação Ambiental temas relacionados às mudanças climáticas, à proteção da biodiversidade e aos riscos de desastres socioambientais.
 
A ideia agora é avançar para tornar a escola Mariana Nunes referência de um projeto-piloto para estimular a reciclagem e cuidados ambientais junto aos moradores da região.