A Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, por meio da Subsecretaria Pedagógica (SUPED) e do Departamento de Educação Básica (DEB), promoveu nesta quarta-feira, (16/04), o 1º Encontro do Ciclo Formativo das Escolas do Campo. O encontro teve como objetivo discutir as particularidades das unidades localizadas na zona rural e os rumos da formação, que ocorrerá ao longo do ano. Além de reforçar a conexão dessas escolas com seus territórios. Atualmente, 13 unidades escolares da rede municipal se enquadram nessa categoria.

A reunião estimulou uma reflexão sobre as características próprias dessas instituições, com ênfase na importância de preservar e fortalecer os laços dos estudantes com a realidade do campo. Além disso, foram debatidas estratégias para adaptar o currículo às especificidades locais, combatendo o afastamento das novas gerações em relação às atividades agrícolas e às tradições rurais, inclusive em contextos urbanizados.

Durante o evento, os participantes analisaram as características que definem uma escola do campo e compartilharam experiências sobre os desafios específicos enfrentados por essas unidades. Foi exposto ainda, o histórico do ensino no campo, contextualizando as políticas públicas que originaram esta modalidade de educação, servindo de base para as discussões sobre os desafios contemporâneos enfrentados pelas unidades do município.

Os próximos meses trarão discussões sobre diferentes aspectos desta modalidade com encontros focados nos marcos legais que regulamentam a Educação do Campo e na análise dos Projetos Pedagógicos das escolas, bem como, discussões curriculares específicas para o contexto das escolas do campo.

A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com uma educação que valorize as particularidades, garantindo que as escolas do campo tenham suas necessidades atendidas e seus saberes reconhecidos.