Na quarta-feira (16/04), a Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, por meio da Subsecretaria Pedagógica (SUPED), através do Departamento de Programas e Projetos Educacionais (DPPE), realizou um encontro com as escolas participantes do projeto Pequenos Passos, para discutir e alinhar as questões pedagógicas e as necessidades estruturais para o ano.

O projeto que promove a iniciação ao balé clássico para crianças a partir 3 anos, acontece há mais de cinco anos da rede municipal e atualmente está presente em 16 unidades escolares.

A reunião começou, como não podia ser diferente, com uma linda apresentação de balé realizada pelas alunas do CCAIC Xerém, que encantou o público com coreografias delicadas e movimentos sincronizados, demonstrando os frutos do trabalho já desenvolvido pelo projeto.

Na ocasião, foram discutidas as necessidades logísticas da iniciativa, como a adequação de espaços para ensaios, a estrutura ideal para garantir a segurança e o pleno desenvolvimento das crianças.

Além do contato com a arte, o balé é importante por desenvolver múltiplas facetas nas crianças, desde habilidades motoras e cognitivas até o desenvolvimento social e emocional das crianças, reforçando a importância pedagógica e cultural do projeto.

A diretora do DPPE, Ariana Rabelo, enfatizou que o Pequenos Passos representa uma oportunidade para toda família entrar em contato com a arte, não somente os alunos: “Muitas famílias nunca estiveram em um teatro, e ver seus filhos entrando em contato com esse tipo de arte é o que torna o projeto um grande realizador de sonhos, pois cria momentos únicos”.

O tema da apresentação de fim de ano foi apresentado para as unidades, e será trabalhado ao longo do ano, que trás consigo a mensagem da importância de correr atrás dos seus sonhos, sejam eles grandes ou pequenos.

O espetáculo será realizado no dia 8 de novembro, no teatro Raul Cortez. Já deixa marcado na agenda e vem com a gente se encantar e emocionar com os nossos bailarinos e bailarinas.

Nós já estamos ansiosos, e vocês?