Na última quarta-feira, (30/04), a Creche e Pré-Escola Municipal Professora Rosalita da Silva Netto, localizada no Jardim Anhangá, ganhou um novo espaço dedicado ao estímulo dos sentidos e à conexão com a natureza: o Quintal Sensorial. A ocasião contou com a presença da vice-prefeita Aline do Aureo, a secretária de Educação Iracema Costa ao lado da subsecretária Pedagógica, Arlene Cavalini.
O espaço é fruto de uma parceria entre a própria unidade, que possui o projeto “Meu quintal é maior que o mundo”, e o Projeto Mãos à Horta, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, criado em 2018 e presente em 23 unidades da rede, com objetivo de promover a educação ambiental, incentivando práticas sustentáveis e hábitos alimentares saudáveis nos alunos.
O jardim foi projetado para oferecer experiências multissensoriais, com plantas de cores e aromas variados, texturas distintas, sons naturais e instrumentos para criação sonora, como um chocalho de tampinhas, por exemplo. O local conta também com um caminho sensorial, que incentiva os alunos a terem contato com diversos tipos de solo de modo seguro.
A inauguração do quintal sensorial representa um importante avanço no desenvolvimento infantil, ao proporcionar um ambiente rico em estímulos e em contato direto com a natureza. Reforçando assim, o compromisso da
Secretaria Municipal com práticas pedagógicas inovadoras, que valorizam o brincar, a experimentação e o bem-estar das crianças.