Em continuidade ao Projeto Acolher 2025, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Subsecretaria Pedagógica, através do Núcleo Multiprofissional (NUMP), a Escola Municipal Vila Operária recebeu uma Roda de Conversa com os estudantes da turma do AEE (Atendimento Educacional Especializado), a partir do tema “Sentimentos e Emoções”. A iniciativa visa criar um espaço seguro, para que os alunos do 1º ao 9º ano de escolaridade possam refletir, expressar-se e dialogar sobre questões emocionais que impactam diretamente sua convivência e aprendizagem.
A diretora da unidade, Suyan Machado, destacou a importância da ação, que é de adesão voluntária: "Nossas crianças passam por tantas situações, mesmo sendo pequenas, e o Projeto Acolher vem para abraçá-las, fazendo com que se sintam parte de algo maior". Ela ainda ressaltou o papel da comunidade escolar, que recebe muitos alunos novos, e a necessidade de integrá-los com cuidado.
A Roda de Conversa envolve a dinâmica do “Jogo das Emoções”, onde os alunos são apresentados a uma série de situações rotineiras, e precisam descrever suas emoções em relação a essas ocasiões, usando como base os personagens do filme “Divertidamente”, em que cada personagem é representado por uma cor e um sentimento. Desse modo, é criado um espaço para que os estudantes possam falar sobre as suas emoções, expressando o que sentem, e consequentemente aprendam a melhor maneira de gerenciar essas sensações.
Eduardo Junior, psicólogo do NUMP, explica a motivação por trás do jogo: “Queremos mostrar que todos os sentimentos são válidos, o importante é saber o que fazer com eles. O que você faz quando sente raiva? Como pode transformar isso em algo positivo?”.
Várias outras unidades escolares já receberam e ainda vão receber o Projeto Acolher 2025, que será realizado ao longo do ano, com atividades buscando o desenvolvimento emocional de todos os membros da comunidade escolar. E o trabalho também vai ser desenvolvido para toda a equipe pedagógica.