O bom desempenho na 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) inspirou ainda mais alunos da E. M. Sargento João Délio dos Santos a se envolver com a competição. Para a 17ª edição, que já está em andamento, a escola ampliou sua participação: além dos veteranos da equipe Almerinda Farias Gama, três novas equipes foram formadas: Áster, Benedita da Silva e Agatha Christie, totalizando 12 estudantes empenhados no desafio.

Mais uma vez orientando os alunos durante esse processo, está a professora de História, Carolina Ramalho, que assume estar sendo desafiador coordenar mais que o dobro de alunos nesta missão, mas também recompensador:

“As atividades das olimpíadas estimulam um pensamento de cooperação, não de competição, e eles estão levando isso não somente para o ambiente escolar, como para a vida”, destacou a professora.

As motivações dos novos participantes em ingressar na olimpíada vai de testar suas capacidades diante do ritmo intenso das atividades até mesmo em conhecer novas pessoas, como comenta o aluno Anderson Thomé, de 13 anos: “Eu gosto muito de História, de estudar e pesquisar. Sempre foi um sonho meu usar isso fora do município, fora da escola”.

Para a diretora da unidade escolar, Cristina de Souza, a Olímpiada mostra aos alunos a importância dos estudos:

“Eles estão vendo que é possível sair dos muros da sala de aula e galgar outros espaços”, ressaltou.

As provas da ONHB são realizadas em conjunto, com orientação da professora Carolina, que discute cada questão com os grupos. As atividades tiveram início no começo deste mês. Ao todo, serão seis fases online, durando uma semana cada, e a final presencial que ocorrerá nos dias 30 e 31 de agosto, na Unicamp, em Campinas (SP).

A SME vai acompanhar os passos desses alunos que já nos enchem de orgulho!