Alunos premiados? Sim, nós temos!
Na terça-feira, dia 12/08, a SBM Offshore foi palco de premiação da Missão 1 do Desafio FazGame - Duque de Caxias. A iniciativa, promovida pela empresa FazGame, com patrocínio da SBM Offshore, contou com a parceria da Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, por meio do Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire aliado ao Núcleo de Tecnologia Educacional e reuniu estudantes, professores e especialistas para discutir o papel dos jogos digitais no processo de aprendizagem e celebrar as conquistas dos alunos. O evento teve, ainda, a presença da Secretária de Educação Iracema Costa e da vice-prefeita do município, Aline do Aureo.
O Desafio envolveu 16 escolas, 21 professores e 338 alunos na criação de games, com narrativas autorais sobre temas sociais, como diversidade na escola, transição energética e direitos humanos, utilizando o suporte da plataforma FazGame com apoio pedagógico aos professores e inteligência artificial para impulsionar o desenvolvimento da leitura, da escrita e da criatividade de todos os envolvidos
Para Lucas Roque (15 anos), aluno do 8º ano do CIEP 405 Ministro Santiago Dantas, que trabalhou o tema Direitos Humanos, a experiência foi marcante: “Esse tema mexeu muito com o nosso emocional e inspira a igualdade, algo que ainda vemos faltar”, afirmou.
Durante o evento, além da premiação, houve visita guiada às instalações da empresa e uma roda de conversa sobre o potencial dos games para abrir novas oportunidades profissionais.
A professora Rosiane Silva, do CIEP 338 Célia Rabelo, destacou o impacto da iniciativa: “Foi emocionante participar e ver o crescimento dos alunos. No início, escreviam e liam de um jeito, e ao final o avanço e a melhoria eram visíveis.”
A Secretária de Educação, Iracema Costa, também celebrou o resultado. “Fiquei encantada com os projetos e feliz em ver os nossos alunos ganhando espaço e o mundo”.
Com o encerramento da primeira fase, o projeto segue para a Missão 2, na qual professores atuarão como multiplicadores da metodologia em suas escolas, expandindo seu alcance e fortalecendo o incentivo à leitura e à escrita.