A Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação ArcelorMittal, deu início às ações do Projeto Ver e Viver 2025, que há mais de 5 anos promove saúde ocular e acesso a óculos para estudantes da rede pública municipal.

Os atendimentos estando acontecendo no Centro Especializado em Reabilitação IV (CER IV), na Vila Sarapuí, referência no cuidado integral da saúde, que garante infraestrutura adequada e equipe multiprofissional qualificada. No espaço, os alunos passaram por consultas oftalmológicas. Após o diagnóstico, as crianças escolhem a armação dos óculos, que serão entregues posteriormente.

O programa segue um processo que dura, em média, três meses. Inicialmente, os estudantes de 6 a 12 anos das escolas contempladas participam da triagem. Posteriormente, aqueles que necessitam passam por exame final realizado por oftalmologistas.

A iniciativa representa melhores condições de aprendizado e mais qualidade de vida para as crianças da rede municipal, e o impacto também é sentido pelas famílias.

Para Paulo Roberto, pai do aluno Marcos Paulo, de 7 anos, da E.M. Santo Agostinho, em Xerém, a experiência é a melhor possível, além de especial: “Estou muito alegre. Através dessa iniciativa, meu filho vai alcançar todo seu potencial”.