A Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias marcou presença no Seminário “Cidades Resilientes: Serviços Públicos Essenciais no Rio de Janeiro em Meio à Violência Armada”, realizado na segunda-feira,13/10, no Windsor Flórida Hotel, no Rio de Janeiro. O encontro, promovido pelas Secretarias Municipais de Educação e Saúde, respectivamente dos municípios de Duque de Caxias e Rio de Janeiro, SEEDUC-RJ e Fiocruz, com apoio do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) por meio do Programa Acesso, reuniu representantes das áreas de Educação e Saúde de diferentes esferas governamentais, além de pesquisadores e instituições parceiras, para discutir os impactos da violência armada na oferta e no acesso aos serviços públicos essenciais.
A Subsecretária Pedagógica do município, Arlene Cavalini, participou da mesa de abertura ao lado de autoridades das instituições organizadoras e parceiras. Durante o evento, foram apresentadas reflexões e experiências sobre como a violência afeta diretamente o funcionamento das escolas e unidades de saúde, comprometendo direitos e trajetórias de vida.
A equipe da SME de Duque de Caxias compartilhou as ações desenvolvidas no âmbito do Programa Acesso, voltadas para o fortalecimento da gestão educacional em contextos de vulnerabilidade, destacando iniciativas de acolhimento, segurança e promoção da saúde emocional dos profissionais da rede.
A participação reforçou o papel estratégico da Educação na construção de políticas intersetoriais voltadas à proteção dos territórios mais afetados pela violência.