A Secretaria Municipal de Educação promoveu nos dias 11 e 13 de novembro, o Encontro Formativo para Professores Regentes do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e da Classe Especial (CE) da rede municipal de ensino.
A formação teve como objetivo aprofundar reflexões sobre práticas pedagógicas voltadas à Educação Inclusiva, com foco no aperfeiçoamento das estratégias que favorecem o desenvolvimento dos estudantes público da Educação Especial.
Os participantes debateram sobre a importância das avaliações diagnósticas para a construção de planejamentos pedagógicos mais efetivos e inclusivos.
Para a diretora do Departamento de Acessibilidade e Inclusão Educacional (DAIE), Kátia Neves, a iniciativa reforçou a importância da formação contínua como base para uma prática pedagógica transformadora: “Esses momentos são fundamentais para que as práticas pedagógicas se tornem realmente efetivas e contribuam com o desenvolvimento dos estudantes público da Educação Especial”.
Um dos destaques foi a apresentação artística do aluno Benjamin Rodrigues, de 8 anos, da E.M Jornalista Moacyr Padilha que encantou o público e simbolizou os avanços conquistados por meio do trabalho conjunto entre escola e família. A mãe de Benjamin, Rosiele Rodrigues, relatou como o processo educativo transformou a forma como compreende e apoia o desenvolvimento do filho, diagnosticado com TEA - Transtorno do Espectro Autista e altas habilidades, que superou desafios e hoje expressa suas habilidades de forma surpreendente.
Em 2026, a proposta é ampliar as ações formativas com novos ciclos de estudos e oficinas práticas sobre educação especial na perspectiva inclusiva, fortalecendo o trabalho pedagógico dos profissionais da educação e promovendo uma rede cada vez mais preparada para atender à diversidade dos estudantes.