Cuidar é uma responsabilidade 💙
A Secretaria Municipal de Educação realizou, nos dias 05 e 06/02, a Formação em Primeiros Socorros – Projeto Lei Lucas, iniciativa que atende ao que determina a Lei Federal nº 13.722/2018, a qual torna obrigatória a capacitação de profissionais da educação para atuação em situações de emergência no ambiente escolar.
A ação é promovida por meio da Subsecretaria Pedagógica (SUPED) em parceria com instituições voluntárias.
A oficina, que aconteceu no CIEP o CIEP Brizolão Municipalizado 097 – Carlos Chagas, integra o conjunto de ações de preparação da rede municipal para o retorno das aulas, marcado para a próxima segunda-feira (09/02).
A capacitação foi direcionada aos Agentes de Desenvolvimento Infantil, Mediadores de Aprendizagem Infantil e os Agentes de Apoio à Inclusão I, capacitando cerca de 300 profissionais.
A formação foi composta por 10 oficinas teórico-práticas, com foco na instrumentalização dos profissionais da Educação Básica, garantindo preparo técnico e pedagógico para respostas rápidas e adequadas diante de ocorrências emergenciais nas unidades escolares. Entre os conteúdos previstos estão o uso da maleta de primeiros socorros, manobras de desengasgo, transporte de vítimas, fraturas e entorses, queimaduras, ferimentos e outros.
A Agente de Desenvolvimento Infantil da Creche Profª. Jesuína Fátima de Andrade, Iadina Oliveira, destacou a importância da formação: “São ensinamentos vitais, não só para o ambiente escolar, mas para a vida. Estou muito feliz de estar participando”.